As constantes inovações tecnológicas aplicadas no mercado vêm demandando adaptações ao setor de ensino. Com o intuito de formar profissionais capazes de trabalhar com os novos recursos desenvolvidos nos últimos anos, muitos deles vêm adquirindo equipamentos e softwares de última geração. Esse é o cenário por trás da compra do sistema Proteus, software capaz de analisar, simular e testar o comportamento elétrico de projetos complexos, fornecido pela Anacom, para o Centro Paula Souza, autarquia do governo de São Paulo, que administra 218 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 63 Faculdades de Tecnologia (Fatecs).

Ao disponibilizar análises gráficas, layout de Placas de Circuito Impresso e esquemáticos, o Proteus consolida-se como uma ferramenta completa para entender e simular circuitos eletrônicos. “Ao permitir a possibilidade de fazer simulações, inclusive comparando com a atividade prática, o Proteus permite que os alunos tenham uma formação mais completa”, diz Jun Suzuki, professor coordenador de projetos do Centro Paula Souza. Ele também ressalta o aumento da presença desses simuladores no mercado, o que torna sua aplicação no sistema de ensino quase obrigatória.

A parceria entre o Centro Paula Souza e a Anacom vem desde 2012 e já apresenta um saldo bastante “positivo”, como ressalta Suzuki. Hoje, o Proteus está disponível em 53 de suas unidades em todo o estado, alcançando 1.325 licenças de usuários. O professor explica que são contemplados os alunos de eletrônica, eletrotécnica, eletroeletrônica, eletromecânica, automação industrial, instrumentação e mecatrônica.

“O Proteus é fundamental para que os alunos vejam de uma forma mais clara o comportamento elétrico de projetos complexos, o que os aproxima àquilo que encontrarão no dia a dia do mercado de trabalho”, diz Renato Birolli, Gerente da Unidade Educacional da Anacom. Para ele, “é uma satisfação saber que estamos colaborando para formar profissionais mais preparados para lidar com as exigências do mercado”.

Para saber mais entre em contato pelo email educacional@anacom.com.br ou pelo telefone 11 3422-4200.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


  • 9 − quatro =